Sobre bolhas de viagem
- Idiomas & Intercâmbios
- 10 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
"Corredores de turismo" devem permitir a circulação de viajantes entre países onde a pandemia de covid-19 está controlada.
Boa parte dos países do mundo está com suas fronteiras fechadas e a criação de “bolhas de viagem” (travel bubbles, em inglês), ou “corredores turísticos”, vem sendo apontada como uma saída – pelo menos em curto prazo.

Os primeiros a cogitar a criação desse tipo de “panelinha” foram a Austrália e a Nova Zelândia, países nos quais a pandemia de covid-19 vem dando sinais de estar sob controle. Mas, ao que tudo indica, pode acontecer a partir de agosto– até lá, as fronteiras devem permanecer fechadas.
A BOLHA NA EUROPA
Dentro do Espaço Schengen (acordo que permitia a livre circulação de pessoas entre 26 estados), há 17 países com as fronteiras parcial ou totalmente fechadas atualmente. Vendo o cenário melhorar em seu quintal, no entanto, as nações europeias também começam a ensaiar a criação de patotas para evitar um verão monoglota. A medida serviria para reativar o sofrido setor do turismo no Velho Continente .
Em um documento divulgado hoje (11.05.2020), a Comissão Europeia recomenda que as fronteiras sejam abertas em três fases, com cada membro da UE dando preferência a outros que tenham um “perfil similar de risco”. Ou seja, que se permita a entrada e saída de viajantes procedentes ou com destino a países que se encontrem em uma mesma fase epidemiológica.

Para estabelecer quais países estão na mesma “fase”, deve ser levados em conta quesitos como porcentagem de novos contágios, vagas em UTIs, capacidade de aplicar testes e rastrear contatos de pessoas infectadas, entre outros indicadores. Se já está sendo bastante difícil unificar os critérios para estabelecer uma classificação por províncias dentro da Espanha – onde o desconfinamento por “fases” passou a vigorar há duas semanas – fazer isso a nível europeu será infinitamente mais complicado.
Todo cuidado será pouco para evitar conflitos, em uma Europa que já anda mal das pernas em termos de união e entendimento. Estará em jogo à dosagem das liberdades individuais, o nível de transparência de cada governo, entre muitos outros fatores.
Extract from : Blog Achados/Adriana Setti

Curso de idiomas {Exclusivo} - Programas de Intercâmbios - Preparatório para Exames de Proficiência - Traduções - Versões - Proof Reading - Excursões - Consultoria de Viagem
INSTAGRAM: @idiomaseintercambios
WHATSAPP 34. 9.8807.1000
Comentários